eg blog: nós criamos lares!

A História da Poltrona Swan

Quando falamos em moda e decoração, sempre nos deparamos com exemplos de peças e objetos que conseguem atravessar décadas e mesmo assim permanecerem atuais. É o caso da poltrona Swan, desenhada em 1958 pelo arquiteto Arne Jacobsen.

A inovação vista em suas formas orgânicas e harmoniosas concedeu à poltrona o status de um verdadeiro ícone do design. Possui uma beleza única e é bem versátil, caindo bem nos mais diversos tipos de ambiente, sempre trazendo um toque de elegância e conforto.

Com o passar dos anos ela recebeu algumas modificações e novos revestimentos. Além do couro natural, pode ser encontrada em couro ecológico, camurça ou mesmo com estampas personalizadas. Também ganhou uma versão sofá, que mantém os mesmos traços do projeto original.

Leia mais...

Criando espaços para criar

Escritório sem graça e monótono, dividido em cubículos e com aquela típica iluminação fria, é coisa do passado. Pelo menos essa é a tendência nas empresas que são, ou pretendem ser, mais jovens, produtivas e inovadoras.

É o caso do Google, que ficou conhecido por seus escritórios descolados, cheios de cor, com redes de descanso, mesa de bilhar, vídeo games e muito mais...

A ideia é simples: ambientes mais descontraídos estimulam a criatividade. Aos poucos o paradigma do local de trabalho como sendo algo absolutamente sério vai se desfazendo e os escritórios vão ganhando novos tons.

Afinal é o lugar onde passamos mais tempo no nosso dia a dia. Nada melhor do que pensar fora da caixa e transformar o ambiente de trabalho num espaço estimulante.

Veja alguns exemplos:

Leia mais...

O primeiro cruzamento suspenso para bicicletas

Se no Brasil a bicicleta ainda está começando a ganhar espaço como meio de transporte, na Holanda já é realidade. O país, que já oferece uma ótima infraestrutura para os ciclistas, inovou e construiu a primeira rotatória suspensa para bikes.

O Hovenring fica na cidade de Eindhoven e passa por cima de um cruzamento da autoestrada A2, que movimenta 25 mil veículos por dia. O anel suspenso com cerca de 72 metros de diâmetro agora garante a segurança dos que optam pela bicicleta.

A obra, que já ganhou prêmios de arquitetura e design desde sua implantação, é louvável não só por sua inovação e complexidade arquitetônica, mas também porque representa uma política de mobilidade urbana que incentiva o uso de meios alternativos, minimizando os impactos sociais e ambientais, como congestionamento e poluição.

Confira as fotos:

Leia mais...

Novo hit da iluminação: pendentes

As luminárias pendentes são as novas queridinhas de arquitetos e decoradores quando o assunto é iluminação. Apesar de serem usadas há algum tempo, estão passando agora por um crescente aumento de popularidade e já se firmaram como uma grande tendência.

E você, tem ou já pensou em ter uma?

Essa é uma ótima maneira de mudar o visual de um cômodo de forma simples. Diferente da iluminação de teto, que ilumina o ambiente de forma homogênea, as pendentes dão destaque para móveis e objetos de decoração.

Se você quer mudar a cara do ambiente, deixando um clima mais agradável e aconchegante, tente uma luminária pendente!

Veja alguns modelos para se inspirar: 

Leia mais...

Emilia Garcia e Andrea de Martinez na Casa Vogue

A edição especial de decoradores da Casa Vogue, lançada em janeiro, traz projetos de 120 profissionais. Confira aqui o projeto da arquiteta Emilia Garcia e da designer Andrea de Martine (EG Interiores) que foi selecionado pela curadoria da revista:

EMILIA GARCIA E ANDREA De MARTINEZ
A harmonização de materiais quentes e das tonalidades acqua,

A construção de 500 m² num condomínio fechado na zona sul de São Paulo abriga uma família composta por um casal jovem com duas filhas pequenas. Finalizada em 2012, ressurgiu com proposta contemporânea e chic.

O desafio foi elaborar espaços contemporâneos, mas ocultando a frieza das linhas retas da mobília. Assim, a primeira providência foi incluir matérias-primas quentes, como a madeira de demolição, presente no painel da TV e na mesa de centro do living, e o piso de pedra natural, que reveste o home theater. A combinação das tonalidades acqua, chocolate e champanhe acrescenta personalidade à decoração e traduz a essência do projeto. No living – dividido em dois por um recamier vintage caramelo –, sofá, poltronas e o tapete desenvolvido pela arquiteta Emilia Garcia se entrosam nessa paleta. A linha têxtil utilizada propicia fácil manutenção, caso dos tapetes de náilon e dos tecidos dos estofados práticos na lavagem.

Principais fornecedores

A Especialista (cadeiras de jantar), EG Decoração de Interiores (móveis, tapetes, iluminação e objetos), La Novitá (couros), Regatta (tecidos importados), Tora Brasil (mesa de centro tronco).

 

Leia mais...